Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa estava ocupada pelas tropas dos EUA e URSS o que fez com que surgisse um sistema global bipolar. Os EUA defendiam o capitalismo e a URSS o socialismo.
Este sistema bipolar fez com que o mundo fosse dividido em dois blocos cada um liderado por uma superpotência: a Europa Ocidental e a América Central e do Sul sob a influencia do EUA, e a maior parte do Leste Asiático, Ásia Central e Leste Europeu sob influencia da URSS.
Durante o período da Guerra Fria existia uma Paz Armada, ou seja, durante esse período as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista que consistia em espalhar tropas e armamento por todo o território de modo a ganhar superioridade, e enquanto ambas as potências estivessem em equilíbrio não haveria o risco de guerra.
Este período de Paz Armada também levou a formação de dois blocos militares com o objectivo de defender os interesses militares dos países membros, esses blocos são a NATO- Organização do Tratado do Atlântico Norte (1949) liderada pelos Estados Unidos, e o Pacto de Varsóvia (1955) liderado pela URSS.
Países membros da NATO: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Países membros do Pacto de Varsóvia: União Soviética, Cuba, China, Coreia do Norte, Roménia, Alemanha Oriental, Albânia, Checoslováquia e Polónia.